Instituto
Instituto
Instituto





     Histórico

     A educação é um direito conquistado, sendo respaldado por vários estatutos e leis, todavia o que ocorre é bastante diferente do que foi posto. A estrutura de ensino médio e fundamental pertencente à rede pública ainda se mostra deficiente, apresentando níveis muito altos de reprovação e de evasão, o que resulta nos altos índices de analfabetismo, baixa qualificação e aculturação, deixando uma grande parte da sociedade marginalizada e excluída da cidadania.
     Neste contexto, um grupo de professores formados na USP, perceberam a carência que o aluno de baixa renda tem ao acesso a Universidade Pública e Gratuita. Nasceu, de um movimento de professores atuantes nos problemas sociais e que tem críticas a educação atual no Brasil, um projeto que aspira a preencher uma espécie de abismo existente entre o Ensino Médio e o Superior para a população de baixa renda, que é excluída dos benefícios da sociedade, assim não podendo usufruir da cidadania, e tornando-se a maior vítima da injustiça social. O primeiro projeto do grupo é Cursinho Instituto.
     Noutro sentido, também aspira em preencher as carências na formação de cidadania dos aluno, que sai do colegial não preparado para o mercado de trabalho e nem para enfrentar um vestibular de uma Universidade Pública e Gratuita, e pela estrutura educacional pública atual, que se por ventura haja alguma reestruturação na educação a nível governamental, não trará benefícios a aqueles concluíram o ensino médio ou estão em vias de concluir e que apenas atingirão os que estão cursando os cursos oficiais de primeiro e segundo grau. Este grupo que já está formado no colegial ou está em vias de formar-se, estão totalmente desamparados na difícil inclusão social existente.
     Também aspira a preparação destes alunos a passarem a barreira do vestibular numa Universidade Pública Gratuita e atuar como cidadão dentro e fora do curso universitário e com apoio de professores profissionais que atuam na formação responsável destes alunos.





     correio eletrônico (e@mail)             instituto@instituto.org.br


_________________________________________________
Página criada em MAIO/26/2000     
Desenvolvido por Marcos Henrique Achado     e@mail: mailto:administrador@instituto.org.br

_________________________________________________